As atividades artísticas atingem a pessoa por inteiro: no seu querer, ao esfoçar-se para produzir algo concreto, no sentir, quando escolhe cores, produz formas e sente-se auto-confiante ao terminar uma peça, no seu pensar, já que sem concentração, senso de organização e seqüência, nenhum trabalho é possível.
A vivência do desmanchar quando há erros, logo acompanhada da aquiescência e alegria quando, com a ajuda do outro, o trabalho volta a ficar bonito, ensina a lidar c om frustrações, com o não, inevitável na vida, e com o próprio erro. Descobre-se que sempre é possível volta atrás e fazer melhor o que não havia sido tão bem feito anteriomente.
A Arte é um dos espaços que a partir do processo das produções artísticas, facilita a construção de imagens e metáforas. Tal produção é facilitada na medida em que ocorre em um espaço lúdico, permitindo o caminho inverso ao do sintoma. A produção artística poderá levar ao encontro com a angústia, mas também com a distância e a alegria que a metáfora propicia.
Modelagem em argila
Clique para ampliar a imagem.